IMG_8560
Lembrança de casamento – azeite com alecrim
July 27, 2017
IMG_3836
Ementa do meu casamento
July 28, 2017

O que levar para comer na praia?

IMG_4414

Nesta altura em consulta é o que mais me perguntam “o que posso levar para a praia?”. Para controlar o impulso de comer bolas de Berlim e gelados o ideal é levarem opções saudáveis, saborosas e práticas.

Soluções do que levar para a praia:

Água para evitar a desidratação. Se gosta de água fresca pode congelar uma garrafa de água em casa. Assim vai descongelando na praia e fica sempre fria. É completamente proibido levar refrigerantes devido ao seu teor em açúcar faz aumentar a desidratação.

Vegetais crus como cenoura, pepino, tomate cherry – agora até existem em forma baby à venda no supermercado para ser mais pratico de levar. Ou então, cortar a cenoura e o pepino aos palitos, é uma opção crocante e fresca para a praia, o caroteno da cenoura ajuda a pele para um bronzeado perfeito. O tomate cherry para mim basta ir lavado e está pronto para comer.

Frutos secos – desde amêndoas, nozes, pinhões, avelãs.... tudo é válido e consegue-se comprar um mix de frutos secos em embalagens individuais. São uma fonte importante de ácidos gordos essenciais e ricos em vitaminas e minerais como cálcio, magnésio, fósforo e vitaminas do complexo B.

Tortilhas de milho ou arroz – práticas, deliciosas e sem adição de açúcar. Acho a melhor opção na categoria “bolachas”.

Fruta – fresca, com casca ou já preparada cortada aos pedaços. Adoro comer fruta na praia porque costumo levá-la fresca e rica em água. Mas atenção, como é rica em frutose (o seu açúcar natural) aconselho a não ultrapassar as duas peças de fruta por dia.

Ovo cozido – boa fonte de proteína. O único método de confeção permitido para levar para a praia é o cozido, nunca mexido nem estrelado para evitar intoxicações alimentares. Mesmo assim deve ser sempre conservado no frio (marmita com uma covete de gelo por exemplo).

Exemplos de combinações para refeições:

  • Wrap + alface/rúcula/tomate + ovo/salmão fumado/fiambre de perú/atum/frango
  • Pão integral/sementes/escuro + alface/rúcula/tomate + ovo/salmão fumado/fiambre de peru/atum/frango
  • Tortilhas de milho ou arroz
  • Saladas com alface, rúcula (por vezes pode juntar 2 c. sopa de massa integral) + ovo/salmão fumado/fiambre de peru/atum/frango
  • Salada de salmão com feijão frade
  • Salada de cous cous com queijo feta

Boa praia (e se for o caso) boas férias! 

 

 

Partilha:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *