Bolinhos proteicos
October 10, 2017
Parfait de banana e granola caseira
October 17, 2017

16 de Outubro – Dia Mundial da Alimentação

dia mundial da alimentaçãpMy Love

Hoje, dia 16 de Outubro, celebra-se o dia Mundial da Alimentação. Em 2017, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) propôs o tema “Mude o futuro da migração. Investindo na segurança alimentar e no desenvolvimento rural.”

O mundo está em constante movimento. Devido ao aumento de conflitos e instabilidade política, algumas pessoas foram forçadas a fugir de suas casas, mais do que em qualquer momento desde a Segunda Guerra Mundial. No entanto, a fome, a pobreza e um aumento de eventos climáticos extremos relacionados às mudanças climáticas são outros fatores importantes que contribuem para o desafio de migração.

Actualmente, os grandes movimentos da população apresentam desafios complexos que requerem uma ação global.

Três quartos das pessoas em situações de extrema pobreza baseiam a sua subsistência na agricultura e outras atividades rurais. O desenvolvimento rural pode abordar fatores que forçam as pessoas a mover a criação de oportunidades de negócios e empregos para os jovens que não são apenas baseadas em culturas (como a pequena leiteira ou produção de aves, processamento de alimentos ou empresas hortícolas). Pode também levar a uma maior segurança alimentar, à proteção social, reduzindo os conflitos sobre os recursos naturais e soluções para a degradação ambiental e as mudanças climáticas.

Migração e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A migração é parte do processo de desenvolvimento, a economia sofre transformações estruturais e sociais, onde as saem do seu país em busca de melhores oportunidades de emprego. O desafio é abordar os factores estruturais dos grandes movimentos populacionais para fazer uma migração segura, ordenada e regulada. Assim, a migração pode contribuir para o crescimento económico e na melhoria da segurança alimentar e meios de subsistência rurais, promovendo assim o progresso dos países em alcançar o desenvolvimento sustentável do Milénio.

Mais informações sobre a FAO, aqui.

Partilha:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *