IMG_0771
Pho à Portuguesa
February 26, 2018
O que é a dieta baixa em FODMAP?
September 26, 2018

Saiba como não engordar nas férias ou em viagens de trabalho

IMG_7699

Sei que na altura das férias e para quem viaja muito em trabalho pode ser difícil manter a dieta ou continuar com as mesmas escolhas alimentares.

Quando se vai viajar para passar uns dias de férias ou mesmo para quem tem de viajar muito em trabalho, sabe que no local de destino há sempre alguma comida típica que queremos experimentar. Seja ir a Lisboa e comer um pastel de Belém ou ir ao Porto e comer uma francesinha ou ir a Paris e comer um croissant ou ir à Suíça e deliciar-se com os chocolates.

Então, dá para provar a gastronomia local para quem está de dieta e tem um objetivo e um plano traçado? SIM, se seguirem estas dicas.

 

Dica #1 – Escolhas saudáveis

 

Se vão ficar num hotel aproveitem para escolher o que tenha uma onda mais “healthy” seja por ter ginásio e/ou pelas opções de pequeno-almoço e lanches saudáveis.

O pequeno-almoço buffet costuma ser aquele que tem mais opções. Se for o caso, escolham ovos e se vos apetecer pão optem pelo mais escuro ou integral… vejam se têm alguns legumes ou salada que possam comer juntamente com os ovos, por vezes há tomate que eu acho que fica uma delícia com ovo, e terminem com uma fruta.

Não comam logo doces pela manhã porque aí vocês vão ficar com fome muito rápido. Podem pensar “vou andar muito, posso provar estes bolos ao pequeno-almoço”, mas é errado porque 1h ou 2h depois vão ter fome e já vão querer petiscar outra coisa qualquer.

Se não ficarem num hotel, mas num airbnb ou um aparthotel pesquisem antes de irem para o local, procurem onde ficam os mercados da zona e os supermercados. Agora todos os locais já têm muitas ofertas bem mais saudáveis, que vos vai ajudar a manter o vosso plano. Comprem apenas comida saudável para casa e pelo menos lá vocês vão conseguir controlar melhor o que comem.

Por vezes os supermercados até têm já saladas preparadas o que pode ficar até mais económico e mais saudável que ir a um restaurante comer.

 

Dica #2 – Mantenham-se hidratados

 

Independentemente de onde estão a ser as vossas férias, faz atividades que vão ter por lá ou o local que estão a visitar, devem sempre se manter um bom estado de hidratação.

Se estiverem a caminhar durante o dia, não se esqueçam de ter sempre com vocês uma garrafa de água.

Nos restaurantes peçam sempre água para beber antes e durante a refeição.

Assim, não bebem sumos nem bebidas alcoólicas, o que vos pode permitir escolher uma sobremesa que vocês sabem que é fantástica naquele restaurante que todas as pessoas recomendam.

 

Dica #3 – Tudo o que comem tem efeito cumulativo

 

Às vezes oiço dizerem “Já bebi refrigerante ao almoço, por isso, já estraguei a dieta, vou pedir sobremesa também”. E está errado! É diferente se no vosso dia alimentar consumirem só a tala sobremesa do que se beberem sumo, vinho, sobremesa e ainda petiscar as entradas… porque tudo é cumulativo, ou seja, no final do dia vão consumir mais calorias do que se optarem só por um alimento/bebida fora do vosso plano alimentar.

Aconselho-vos a escolher qual a refeição que querem sair da dieta, e assim, durante o resto do dia controlam bem a vossa alimentação.

 

Dica #4 – Tenham sempre snacks saudáveis

 

Durante o vosso passeio tenham sempre na mala: frutos secos, côco desidratado, fruta, cenoura. Muitas vezes vocês conseguem comprar isso já no supermercado ou em lojas de conveniência.

Se vos der a fome e forem comer a um café já sabem o que vai acontecer, não é? Pão ou bolo ou um docinho típico. Por isso, ainda sempre prevenidos.

 

Dica #5 – Planeiem atividades

 

Tentem planear caminhadas com os roteiros dos locais que querem visitar. Acabam por conhecer muito melhor a cidade do que se forem sempre de metro.

Em alguns países consegue-se alugar bicicletas o que pode ser uma boa maneira de se deslocarem para sítios mais longe e mesmo assim estão a praticar atividade física.

Se as vossas férias forem na praia, façam como eu e programem todos os dias uma caminha ou corrida a beira-mar de 45 minutos a 1h. Eu adoro à beira-mar.

 

Em conclusão, não foquem a vossa viagem na comida. Tentem conhecer bem os lugares mais top dos locais onde estão. Se forem com amigos ou familiares aproveitem para o convívio, para se divertirem e conversarem muito.

E já sabem, se quiserem uma sobremesa, tenham um bom pequeno-almoço, boas escolhas alimentares durante o almoço, lanche e jantar, e, assim, já podem pedir a sobremesa.

Ou então, se sabem de um lugar fantástico para lanchar não se esqueçam de um bom pequeno-almoço sem açúcares, o almoço e jantar equilibrado e já vão conseguir lanchar mais descansados. Tentem não comer demasiado, façam sempre as vossas escapadelas da dieta em pequenas quantidades e APROVEITEM MUITO as vossas férias.

 

Se forem de férias partilhem comigo as vossas refeições usando o #nutricaocompanhia ou fazendo tag à fotografia do instagram @claudiacunha.nutri

 

Vídeo aqui.

Partilha:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *